[views count="1" print="0"]

Vespas assassinas são capturadas por cientistas no EUA

Mais de 1,3 mil armadilhas foram colocadas para capturar as "vespas assassinas nos EUA
Vespas assassinas
Vespas assassinas

Pela primeira vez cientistas conseguiram capturar uma vespa gigante asiática,’Vespa mandarinia’, as chamadas vespas assassinas. O esforço levou dois meses e mais de mil armadilhas foram espalhadas pela região noroeste dos Estados Unidos.

Apelidadas cientistas do Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA, na sigla em inglês) de “vespas assassinas”, por sua letalidade, elas são nativas da Ásia e foram encontradas nos Estados Unidos em dezembro do ano passado, causando apreensão entre apicultores e entomologistas americanos, devido o grande risco que elas apresentam à população local de abelhas.

Desde sua aparição nos EUA, autoridades locais iniciaram buscas para localizar a espécie invasora, a fim de acabar com os ninhos antes que ela se estabeleça país e mais de 1,3 mil armadilhas foram colocadas na região para atrair as vespas assassinas.

No dia 14 de julho, uma dessas vespas foi capturada em uma armadilha instalada pelo WSDA no condado de Whatcom. Depois de análises em laboratório, cientistas confirmaram no dia 29 de julho que realmente se tratava de uma vespa gigante asiática.

Esta foi a primeira vespa gigante asiática capturada em uma armadilha na região. Até então, haviam sido identificadas outras cinco vespas no Estado de Washington, mas todas encontradas na natureza, por acaso.

“Isso é muito encorajador, porque significa que as armadilhas funcionam”, disse o entomologista Sven Spichiger, do WSDA. “Mas também significa que temos muito trabalho pela frente.”

Risco à população de abelhas

Segundo cientistas do WSDA, as vespas gigantes asiáticas são as maiores do mundo, podendo medir mais de 5 cm, e são capazes de destruir uma colmeia de abelhas em poucas horas.

Três vespas gigantes asiáticas de tamanhos diferentes; a rainha, à direita, é maior
A vespa gigante asiática capturada em julho (ao centro), em comparação com outras da mesma espécie

Apesar de salientarem que elas só atacam humanos caso sejam provocadas ou se sintam ameaçadas, cientistas afirmam que essas vespas têm uma picada extremamente dolorosa e liberam uma toxina tão potente que pode causar a morte de uma pessoa que tiver levado várias picadas, mesmo se não for alérgica.

Mas o risco principal é para a população local de abelhas – que já está em declínio por causa de fatores como doenças, uso de pesticidas e perda de habitat – e que é fundamental não apenas para a produção de mel, mas também para diversos cultivos que dependem de polinização, como maçã, mirtilo, amêndoas, cereja e framboesa.

O entomologista do WSDA afirma que os próximos meses serão cruciais para erradicar os ninhos dessa espécie invasora enquanto sua população ainda é pequena.

A meta é encontrar e destruir os ninhos até meados de setembro, antes que as vespas se reproduzam tanto que a erradicação fique impossível.

O ciclo de vida da vespa gigante asiática começa em abril, quando as rainhas emergem da hibernação e passam a procurar um local para construir seus ninhos e formar suas colônias. O período de julho a outubro (fim do verão e início do outono no Hemisfério Norte) é considerado o melhor para capturá-las.

O WSDA vai usar câmeras infravermelhas para procurar por ninhos e instalar novas armadilhas com o objetivo de capturar e manter as vespas vivas. Nesse caso, as vespas poderão ser rastreadas até sua colônia, que será, então, destruída.

Armadadilhas feiras com garrafas para vespas asiáticas gigantes
Armadilhas para pegar vespas assassinas

Com informações BBC

Leia mais: VÍDEO: Sogra discute com noiva no meio do casamento após ela dizer que marido ‘não era perfeito’

Sogra X Nora

Um vídeo compartilhado pela americana Sarah Ragsdale no Tik Tok viralizou na rede social ao mostrar algo inusitado que aconteceu no casamento da sua irmã, Anna Larrabee. O vídeo, que depois foi retirado do ar, mostra Judie, a sogra da noiva, interrompendo a cerimônia por discordar do que Anna diz nos votos de casamento sobre o noivo. Após a fala da noite, as duas começam a discutir. 

“O casamento da minha irmã, há alguns anos atrás. A sogra dela sempre a odiou. Ela é apenas uma daquelas sogras que sente que a nora está levando seu filho embora”, explicou Sarah na legenda do vídeo postado na rede social.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário