Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

9 de agosto, 2022

Vídeo mostra onça-pintada travando luta com jacaré; veja quem perdeu

Onça mergulhou no rio na tentativa de abocanhar o jacaré; onça-pintada
(Foto: Reprodução)

Ninguém, em sã consciência, quer entrar na floresta e encontrar um jacaré ou uma onça-pintada. Caso aconteça, é bom rezar para não ter que travar uma briga com os bichos. Mas e o que acontece quando uma onça encontra uma jaceré?

A história que começa a ser contada, aconteceu no Pantanal mato-gossense, em Porto Jofre, Parque Estadual Encontro das Águas. Sim. Uma onça-pintada atacou um jacaré dentro de um rio e foi um duelo dramático.

Todo o tempo, a onça tentava abocanhar a presa, que tentava a todo custo sair do sufoco. A onça chegou a mergulhar e ficar debaixo da água por alguns segundos. A cena foi gravada pelo veterinário Jorge Salomão durante visita ao Pantanal no ano passado. O vídeo começou a repercutir nas redes sociais.

O jacaré conseguiu escapar do ataque ao fazer um movimento rotativo e mergulhar para longe do felino.

A bióloga Lorena Castilho explicou que as onças são habilidosas na água, apesar de serem felinos. O ataque natural faz parte da manutenção da cadeia alimentar, segundo ela.

“Provavelmente a onça mergulhou para pegar o jacaré. Elas são exímias nadadoras, mesmo sendo felinos. Esse movimento rotativo é um mecanismo de defesa do jacaré para se livrar da onça porque a mobilidade dele é mais limitada. Ao que parece, ele consegue se livrar dela. A onça mobiliza ele pelo pescoço. Pode ser uma onça jovem, que ainda não está tão preparada ou só não era tão forte quanto o jacaré nesse caso”, disse.

MATERIAS RELACIONADAS