[views count="1" print="0"]

Wilson Lima lança ‘cartão auxílio emergencial’ para 100 mil famílias no Amazonas

Segundo o governador Wilson Lima, 'A primeira parcela de 200 reais será paga no início de fevereiro, a segunda parcela no final de fevereiro e a última no mês de março".
Wilson Lima lança 'cartão auxílio emergencial' para 100 mil famílias no Amazonas
Wilson Lima lança 'cartão auxílio emergencial' para 100 mil famílias no Amazonas

Manaus – Em pronunciamento oficial, o governador do Amazonas Wilson Lima anunciou que o governo lançará o cartão auxílio estadual com o valor de R$600 reais, divididos em 3 parcelas de R$200 reais, para 100 mil famílias do Estado do Amazonas.

Segundo o governador Wilson Lima, ‘A primeira parcela de 200 reais será paga no início de fevereiro, a segunda parcela no final de fevereiro e a última no mês de março”.

O cartão começará a ser distribuído a partir da segunda-feira (1), em Manaus. E no interior seguirá um cronograma especial. Não será necessário ir em órgãos do governo para fazer cadastro ou solicitar o cartão. “O cartão será entregue de casa em casa pelos funcionários do governo para evitar aglomerações”, informou o governador Wilson Lima.

O cartão será destinado exclusivamente para compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza e não disponibilizará saque em caixa, apenas pagamentos do crédito do cartão. “Não é para ir ao banco sacar, mas fazer compras de alimentos. O objetivo é garantir a segurança alimentar para pessoas que estão na extrema pobreza”, salientou Wilson Lima.

A ideia do cartão, segundo o governador, é para ser utilizado na compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza. O Governo do Amazonas disponibilizou o site auxílio.am.gov.br para que as famílias amazonenses verifique se foram selecionadas no programa, ao colocarem o seu número do CPF na caixa de buscas disponibilizada no site. O endereço virtual também lista os locais autorizados para realizar as comprar com o benefício do cartão. O site, no entanto, deverá ficar ‘online’ somente na segunda-feira.

Ao receber o cartão que dá direito ao benefício, será preciso que o cidadão assine um documento confirmando que se encaixa nos critérios do programa, entre eles estar incluido na base de dados do Cadastro Único do Governo Federal até o mês de novembro de 2020, que foi o utilizado como base para os participantes do programa. Outros critérios incluem famílias em extrema pobreza, cujo responsável famíliar tenha acima de 18 anos; famílias com quatro membros ou mais no seu núcleo familiar e que estão ativas no cadastro do Bolsa Família.

Wilson Lima destacou que, caso alguém receber o cartão de forma indevida, poderá estar cometendo uma violação passível de crime. “Se você receber o cartão sem estar cumprindo os critérios de participação no benefício, irá passar por uma rigorosa apuração. O cartão é destinado aos que realmente precisam, que são os vulneráveis, mais afetados pela pandemia.

Veja live em nosso facebook.

Foto: Divulgação

Leia também: Dupla é presa em flagrante ao pintar extintores de incêndio como cilindros de oxigênio em Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário